AMBULANCHA: MORENA ENVIA OFÍCIO AO COMANDANTE GERAL DO CORPO DE BOMBEIROS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Conforme deliberação da última assembleia de moradores, a histórica reivindicação de uma ambulancha – como já tivemos no passado – foi incorporada à campanha RESPEITA PAQUETÁ – Mais Barcas, Menos Pandemia. Nesse contexto, a MORENA enviou ofício ontem (9/mar) ao Comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ), entregue em mãos pelo deputado estadual Eliomar Coelho.

Publicamos, abaixo, a íntegra do ofício.

 

 

Ofício 03/21

 

Rio de Janeiro, 09/03/2021

 

 

Prezado Sr. Coronel Leandro Sampaio Monteiro

Secretário de Estado de Defesa Civil e Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro

 

Segundo consta de sua página institucional, é missão do Corpo de Bombeiros salvar vidas com equipamentos de ponta, viaturas estruturadas e modernas, investimentos que são viabilizados com os recursos da taxa de incêndio, paga por todo proprietário de imóvel brasileiro.

A Ilha de Paquetá, situada na Baía de Guanabara, tem um Destacamento do Corpo de Bombeiros (1/M) do 10 GMAR – Primeiro Grupamento Marítimo, e viemos reivindicar que esse esforço da corporação em salvar vidas seja estendido à nossa população, que também contribui com a taxa de incêndio.

Em tempos passados nosso destacamento do Corpo de Bombeiros tinha uma lancha que funcionava como transporte de emergência para doentes em estado grave que precisassem de transporte imediato para o continente. Desde que esse equipamento quebrou, há muitos anos, nunca mais foi reposto, e em consequência doentes em estado grave vieram a falecer devido à demora no atendimento. Nosso posto de saúde infelizmente também carece de equipamentos e não tem condições de oferecer esse socorro. Recentemente uma criança de cinco anos, cardiopata, teve uma convulsão e devido à demora no transporte para a cidade veio a falecer.

A existência de uma lancha equipada que pudesse transportar o paciente, em companhia de um médico do posto de saúde, para uma ambulância na Praça XV, salvaria inúmeras vidas.

Nossa pequena ilha tem um modestíssimo destacamento, provavelmente porque nossa população não dá trabalho nem despesas para o Corpo de Bombeiros, mas é chegada a hora de pedirmos justiça na aplicação de tantos anos de pagamento da taxa de incêndio sem nenhum retorno.

Atenciosamente,

 

____________________________

José Augusto Dias Pires

CPF: 332.888.367-34 / RG: 02.350.297-4

Diretor Geral da MORENA – Associação de Moradores de Paquetá

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *