MORENA PARTICIPA DE VISITA TÉCNICA A BROCOIÓ
A MORENA participou hoje (17/05) de uma visita técnica à Ilha de Brocoió, voltada para a criação da Universidade do Mar – projeto desenvolvido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Movimento Baía Viva e MORENA. A visitação consistiu numa vistoria das instalações do Palacete e áreas externas para viabilizar o planejamento das adaptações necessárias para um futuro campus e acesso ao navio oceanográfico da UERJ. A Superintendência de Acervo e Restauro da Casa Civil, responsável pela Ilha de Brocoió, ofereceu a possibilidade de visitação como forma de apoio ao projeto.
Inúmeras instituições apoiadoras do projeto da Universidade do Mar participaram da visita técnica, além de representantes da UERJ, do Baía Viva e da MORENA: representantes da Secretaria Estadual da Casa Civil (SECC), da Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Marinha do Brasil, do ICMBio e da Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos (CONFREM).
Um pouco de história
Em 2019, a MORENA foi convidada pela direção do Instituto de Oceanografia da UERJ e Movimento Baía Viva para desenvolver um projeto capaz de congregar educação ambiental, oportunidades de formação profissional, pesquisas e soluções para enfrentamento dos problemas ambientais na Baía de Guanabara, sediados no Arquipélago de Paquetá.
Inicialmente, o projeto previa a Universidade do Mar sediada em Brocoió, campus no qual estaria baseado o navio oceanográfico da UERJ. A partir do final de 2019, em diálogo com a Secretaria Municipal de Cultura, o projeto passou a incluir também um campus em terra, sediado no Solar Del Rey – que seria compartilhado com um centro comunitário de cultura.
No final de 2019, a MORENA realizou uma primeira apresentação pública do projeto no Bar do Zarur, durante a 3a Flipa. De lá pra cá, o andamento do processo foi sendo compartilhado com a população nas reuniões mensais (MORENA NA PRAÇA) e também na página da associação – que, à época, era publicada no Jornal A Ilha. Agora, à medida em que o projeto vai ganhando mais corpo, torna-se cada vez mais necessária a intensificação de um amplo processo de divulgação do projeto para que toda a comunidade possa dar suas contribuições, apoio e/ou crítica. Apesar dos limites impostos pela pandemia, vamos viabilizar esses encontros. Daremos notícias, em breve.
Próximos passos
A Superintendência de Acervo e Restauro da Casa Civil do Estado do RJ vai agendar uma reunião no Palácio Guanabara, com os proponentes do projeto (UERJ, Baía Viva e MORENA), para construção de uma parceria interinstitucional voltada para a consolidação da Universidade do Mar na Ilha de Brocoió.
Diretoria da MORENA
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!