MORENA REÚNE COM SECRETARIA DE TRANSPORTES, EM PAQUETÁ

A diretoria da MORENA realizou uma reunião hoje (17/09), em Paquetá, com a subsecretária de Mobilidade Urbana e Integração Modal, Paula Azem, e a superintendente de Transporte Aquaviário, Caroline Alves, ambas vinculadas à Secretaria de Estado de Transportes (SETRANS).

O encontro faz parte de um diálogo entre a SETRANS e a MORENA, desde abril, a respeito do final do contrato (em fevereiro de 2023) com a concessionária CCR Barcas e a nova licitação para o transporte aquaviário.

EDITAL PARA NOVO MODELO DE CONCESSÃO
As representantes da SETRANS informaram que será publicado, nas próximas semanas, um edital para a contratação de empresa que fará um diagnóstico do sistema aquaviário e proporá um novo modelo de concessão (nova modelagem, no jargão técnico). A SETRANS, conforme informe anterior (reunião de abril) entende que o atual modelo beneficia a concessionária em detrimento dos usuários e do poder público e deve ser substituído, portanto.

A MORENA enfatizou a extrema importância de que esse edital contenha a exigência de que os projetos das empresas concorrentes explicitem a obrigação de ouvir os usuários para a elaboração do novo modelo de concessão, especialmente as peculiaridades de Paquetá, único bairro da cidade que depende exclusivamente do sistema aquaviário. A subsecretária, Paula Azem, assegurou que esta exigência fará parte do edital.

EDITAL PARA LICITAÇÃO DOS SERVIÇOS DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO
Após a elaboração desse novo modelo de concessão, a SETRANS iniciará o processo de elaboração do edital para a licitação dos serviços de transporte aquaviário. Esta licitação definirá qual a empresa que substituirá a CCR Barcas, a partir de fevereiro de 2023, pelos próximos 20 ou 25 anos.

Nem é preciso dizer, portanto, que essa é a agenda mais importante e com maiores impactos para a vida dos paquetaenses, nas próximas décadas.

PARTICIPAÇÃO DA PREFEITURA
Durante a reunião, tanto a MORENA quanto a SETRANS defenderam a importância da participação da área de transportes da prefeitura do Rio na elaboração dos dois editais citados acima. A MORENA teve, em seguida, um curto diálogo virtual com a secretária municipal de Transporte, Maína Celidônio, que se comprometeu em participar desse processo.

Diretoria da MORENA

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *