BARCAS EXTRAS EM FINAIS DE SEMANA É OBRIGAÇÃO DA CCR BARCAS

A MORENA enviou ofício, nesta manhã (1º/fev), à CCR Barcas, com a reivindicação de que a concessionária disponibilize barcas extras nos finais de semana. O objetivo é nos anteciparmos às cenas lamentáveis (ver foto) que já assistimos em passado recente: centenas de famílias com crianças e idosos deixadas para trás (porque não conseguiram embarcar às 18h30) e que ficam ao relento até a próxima barca das 23h30.

Entendemos que nossa reivindicação é uma obrigação da CCR Barcas, por sua condição de concessionária dos transportes aquaviários. Além disso, a empresa tem o total controle de quantos passageiros são transportados para Paquetá, nas barcas da manhã. Portanto, tem todas as condições para prever a necessidade de barcas extras que assegurem o direito de ir e vir de todos os visitantes de nosso bairro-ilha em horário razoável e digno.

No mesmo ofício (leia a íntegra, abaixo) deixamos claro que seguiremos empenhados, por todos os meios, pelo retorno de 100% dos nossos horários de barcas para Paquetá. Nosso propósito é tão somente o de nos solidarizarmos aos visitantes de nossa ilha, bem como evitar prejuízos ainda maiores à economia de nosso bairro-ilha.

#respeitapaquetá

Diretoria da MORENA

Rio de Janeiro, 1º de fevereiro de 2021

Ofício 03/2022
Ilmo.Sr.
João Daniel Marques da Silva
Diretor Presidente
CCR Barcas

Assunto: solicitação de barcas extras em finais de semana de grande fluxo de turistas
Reportamo-nos a esta presidência da CCR Barcas para solicitar a disponibilização de barcas extras em finais de semana de grande fluxo de visitantes à Ilha de Paquetá.

Destacamos que a vida socioeconômica de nosso bairro-ilha está voltada inteiramente para o turismo, e que dependemos visceral e exclusivamente do transporte aquaviário.

Neste verão, nossa aflição é imensa ao constatar que – com o aumento do calor e do fluxo de visitantes a Paquetá – também aumenta exponencialmente o risco de recorrência de cenas lamentáveis nas quais centenas de turistas (inclusive idosos e crianças pequenas) se vêem obrigados a permanecerem na ilha até as 23h30 para retornar às suas casas. Sem falar que após a chegada à Praça XV, por volta da meia-noite e meia, muitas famílias tem de aguardar até as primeiras horas da manhã para conseguir ônibus que as transporte até seus lares.

Entendemos que esta providência que solicitamos – é uma obrigação da CCR Barcas, por sua condição de concessionária dos transportes aquaviários. Outrossim, a empresa tem o total controle de quantos passageiros são transportados para Paquetá, nas barcas da manhã. Portanto, tem todas as condições para prever a necessidade de barcas extras que assegurem o direito de ir e vir de todos os visitantes de nosso bairro-ilha em horário razoável e digno.

Assistimos, ao longo dos últimos dois ou três anos, esta CCR Barcas – manifestar-se pública e repetidamente quanto ao propósito de não permanecer nesta condição (de concessionária) nem por um dia a mais além do prazo contratual – fevereiro de 2023. Todavia, enquanto permanece nesta condição, precisa honrá-la em todos os aspectos dos serviços prestados.

À parte nossa reivindicação pelo retorno de 100% dos nossos horários de barcas para Paquetá, pela qual seguiremos empenhados, por todos os meios, adicionamos a supracitada solicitação de barcas extras, especialmente nesse período de aumento do fluxo de visitantes ao nosso bairro.

Por todo o exposto e na condição de parte interessada – por sermos um bairro que vive do turismo e o único da capital do Estado do Rio de Janeiro que depende exclusivamente do transporte aquaviário – despedimo-nos antecipadamente gratos pela atenção que nos for dispensada e no aguardo do atendimento ao pleito que ora apresentamos: barcas extras nos finais de semana de grande fluxo de visitantes à Paquetá.

Atenciosamente,
________
José Augusto Dias Pires
CPF: 332.888.367-34 / RG: 02.350.297-4
Diretor Geral da MORENA – Associação de Moradores de Paquetá

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *