UFRJ FARÁ AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE LICITAÇÃO DAS BARCAS, EM PAQUETÁ
A MORENA participou de reunião virtual, ontem (17/05), com a equipe da UFRJ que foi contratada pela Secretaria Estadual de Transportes (SETRANS) para propor um novo modelo de concessão para o transporte aquaviário. Durante o encontro, ficou prevista a realização de uma Audiência Pública, em Paquetá, dentro de dois meses.
A UFRJ assinou o contrato com a SETRANS no dia 5 e Paquetá foi a primeira população usuária das barcas a ser ouvida pela equipe.
Imediatamente após a reunião a MORENA enviou para a equipe da UFRJ, conforme combinado, a pesquisa realizada em 2020, com cerca de 400 respondentes/moradores, sobre os impactos negativos da redução dos horários de barcas, bem como um grande número de arquivos referentes à luta dos paquetaenses.
Também será enviado na próxima semana, tão logo seja concluído, o levantamento RETRATO DE PAQUETÁ, EM NÚMEROS, que atualiza as estatísticas dos prejuízos causados pela redução dos horários, até agora.
Participaram da reunião, pela UFRJ: o Decano do Centro de Tecnologia da UFRJ, Walter Suemitsu, Edson Américo, Coordenador Técnico, e Marcos Freitas, Coordenador Geral do Instituto Virtual Internacional de Mudanças Globais (IVIG/COPPE/UFRJ). Pela MORENA participaram Guto Pires, Diretor Geral, Cosma Lima, Diretora Adjunta, Conceição Campos, Diretora de Finanças, e Washington Araújo, Diretor de Comunicação.
Ao longo de cerca de duas horas de debates, a diretoria da MORENA enfatizou – todo o tempo – a situação inteiramente singular e dramática dos paquetaenses.
Apesar de ser a única população usuária do transporte aquaviário que depende exclusivamente desse serviço, somos hoje a única linha do Sistema Público de Transporte Aquaviário (SPTA) que não retornou a 100% dos horários antigos, em virtude da decisão judicial da 15ª. Vara de Fazenda Pública. Além do fato da CCR Barcas, atual concessionária, se recusar a aceitar os R$7 milhões disponibilizados pela Assembleia Legislativa do RJ (ALERJ) para retomar a totalidade dos horários.
Nesse contexto, a MORENA convoca nova reunião com os moradores para o próximo dia 25 (quarta), às 19h30, no salão paroquial da Igreja Bom Jesus do Monte.
É necessário nos mobilizarmos, desde já, para a realização dessa importante audiência pública, em Paquetá.
#respeitapaquetá
Diretoria da MORENA
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!