AUDIÊNCIA PÚBLICA REÚNE MAIS DE 200 MORADORES E CONQUISTA O APOIO DA UFRJ PARA A REIVINDICAÇÃO DE MAIS BARCAS PARA PAQUETÁ
Foi a maior mobilização dos moradores de Paquetá, desde 2020. Com a participação de cerca de 250 moradores – 207 assinaram a lista de presença – a Audiência Pública realizada ontem (27.08), no Paquetá Iate Clube, contou com a representação de praticamente todos os setores da população de nossa ilha (ver fotos).
O professor Aurélio Murta, representante da equipe da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – contratada pelo governo para a elaboração de um novo modelo de licitação – manifestou apoio à luta de Paquetá por mais barcas e serviços de transporte público aquaviário de qualidade. “O trabalho técnico será feito direito”, disse o especialista, que ressalvou a decisão não ser apenas técnica, mas política também.
Murta informou que a UFRJ tem pesquisado sobre o transporte de barcas em ilhas de outros países – Estados Unidos, Austrália, Portugal e Turquia, dentre outros. Em todos eles o transporte aquaviário é realizado, principalmente, com base em subsídio estatal, com percentuais de 75%, 80%, e até mesmo 100% (caso de Washington, EUA) o que significa gratuidade universal.
GOVERNO NÃO TEM PLANO
Amanda Lopes, representante Secretaria Estadual de Transportes (SETRANS) não apresentou nada sobre os planos do governo para o Sistema Público de Transporte Aquaviário (SPTA). Nem quanto vai investir no sistema, nem onde seriam alocados esses investimentos, ou mesmo se haverá algum investimento.
A SETRANS também não comentou a determinação do Tribunal de Contas do Estado do RJ (TCE-RJ) para que o governo apresente um plano de contingência que assegure a continuidade do transporte aquaviário após o término do contrato com a CCR Barcas, em fevereiro, sem que tenha sido realizada a licitação.
A diretoria da MORENA e diversos moradores cobraram o cumprimento do prazo dado pelo TCE-RJ e lançaram a proposta de um ato público em frente ao Palácio Guanabara, caso o governo não apresente o plano de contingência, até o prazo final, em 11 de setembro.
O presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário, deputado Flávio Serafini, apoiou a proposta e assumiu o compromisso de participar do ato público caso seja decisão dos moradores de Paquetá.
#respeitapaquetá
Diretoria da MORENA
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!