TRANSPORTE AQUAVIÁRIO EM RISCO: O QUE O GOVERNO QUER ESCONDER DOS PASSAGEIROS DAS BARCAS?

TODOS À ASSEMBLEIA GERAL DOS MORADORES, DIA 29/11, 19H30, NO SALÃO PAROQUIAL!

Pelos motivos abaixo, a MORENA convoca todos os paquetaenses para uma Assembleia Geral dos Moradores, no próximo dia 29 de novembro, às 19h30, no Salão Paroquial da Igreja Bom Jesus do Monte:

1. Após quatro Audiências Públicas realizadas – Fundão, Paquetá, Ilha Grande e Niterói – o governo estadual segue sem revelar absolutamente nada sobre o que encomendou à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contratada por meio da Secretaria Estadual de Transportes (SETRANS) para elaborar um novo modelo de concessão e licitação;

2. Nos últimos 15 dias, a SETRANS e a UFRJ realizaram Audiências Públicas na Ilha Grande e em Niterói sem dar conhecimento prévio à MORENA, conforme solicitado por nós e com a anuência da UFRJ;

3. Alertada pela Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Aquaviário, a MORENA compareceu à Audiência Pública de Niterói, representada por seu Diretor Geral, Guto Pires, e confirmou que o evento – bastante esvaziado e sem nenhuma representação de moradores da cidade – foi injustificavelmente mal divulgado. Soubemos, por exemplo, que os vereadores de Niterói foram convidados na véspera, e que o Fórum de Mobilidade Urbana tomou conhecimento na noite anterior.

4. Apesar da presença de equipes de filmagem contratadas para todas as audiências públicas, e dos questionamentos do Fórum de Mobilidade Urbana, da MORENA e da Frente Parlamentar, até hoje as imagens das audiências realizadas não estão disponíveis no YouTube, conforme anunciado pela UFRJ no primeiro evento, no início de agosto.

Em resumo, a população desconhece inteiramente como está sendo o processo de elaboração do novo modelo de concessão e licitação. Em vez de transparência, o processo parece ser sigiloso! O governo finge que não há riscos de descontinuidade dos serviços de barcas, mesmo após a CCR anunciar na imprensa – de novo – que no dia 12 de fevereiro de 2023 a concessionária não só encerrará as suas atividades contratuais, como também não participará do plano de emergência.

O governo precisa dizer à população quem irá operar as barcas até que a licitação se cumpra. E os paquetaenses, que dependem exclusivamente das barcas, são a população mais afetada nisso tudo. Por isso, é hora de organizarmos nossa mobilização, não podemos aguardar janeiro chegar. É hora de chamarmos a atenção da imprensa – que agora está mais atenta ao processo licitatório que se aproxima. É hora de pintarmos nossos cartazes, nossas alegorias. É hora de nos pintarmos pra luta!

O que o governo quer secreto, nós queremos transparente! Queremos mais barcas e um transporte de qualidade! Até a assembleia geral no dia 29 de novembro, 19h30, no Salão Paroquial!

Importante: Durante a assembleia também elegeremos uma Comissão Fiscal e Comissão Eleitoral para conduzir a prestação de contas do atual mandato e as eleições para a futura diretoria, em janeiro.

#respeitapaquetá

Diretoria da MORENA

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *