BOAS-VINDAS À ASSOCIAÇÃO DE PESCADORES DO ARQUIPÉLAGO DE PAQUETÁ – APEAPA!!


Com a participação de cerca de 40 pessoas, entre pescadores, apoiadores e visitantes, foi realizada no último sábado (4/fev) a assembleia de fundação da Associação dos Pescadores do Arquipélago de Paquetá – APEAPA. A MORENA – que esteve presente ao evento – saúda o surgimento da nova entidade, com a certeza de que não somente os pescadores e integrantes da cadeia pesqueira serão beneficiados, mas todo o povo de Paquetá.

A Assembleia foi realizada no Bar de Tiabita, na Cocheira, perto da edificação que outrora era o espaço dos cavalos e que em breve será a futura sede da entidade. Os pescadores já obtiveram o Nada a Opor da Prefeitura para reforma da edificação e instalação da sede da APEAPA.

A assembleia aclamou a primeira Diretoria da APEAPA, formada pelos pescadores paquetaenses: Paulo Barone (Presidente), Haroldo Correia (Vice-Presidente), Irapuã Oliveira (Tesoureiro), Thiago do Nascimento (Secretário), Jailton Cezartel (Secretário) e Luciano Penetra (Suplente), além de Tiago Araújo, Celso dos Santos e Gabriel Danúzio no Conselho Fiscal.

APOIO DA COMUNIDADE PESQUEIRA DA BAÍA DE GUANABARA

Presente à reunião, Alexandre Anderson, presidente da AHOMAR – Associação Homens e Mulheres do Mar da Baía de Guanabara – ressaltou o papel estratégico de Paquetá na luta pela dignidade do pescador e na defesa da Baía de Guanabara. Ele anunciou que o Projeto Rede AHOMAR – a título de contrapartida de um edital da FunBio – fará a doação de uma estação completa de trabalho com equipamentos novos para a sede da APEAPA (computador, teclado, mouse, impressora, mesa e banner), além de oferecer assessoria jurídica, bancar as custas cartoriais da fundação e, por fim, incluir a nova entidade no programa de cursos do Projeto.

Os pescadores da ilha receberão, em Paquetá, cursos gratuitos de orientação sobre direitos previdenciários para profissionais da pesca, treinamento para que os próprios pescadores aprendam a tirar seus documentos profissionais (como RGP e CIR), e também oficinas relacionadas a reparos de embarcações.

Também estiveram presentes Cleber de Araújo (AHOMAR); Daize Menezes (Sindicato dos Pescadores Profissionais e Pescadores Artesanais do Estado do Rio de Janeiro); Sérgio da Costa (Associação das Mulheres na Pesca do Litoral do Rio de Janeiro); Márcio Fonseca (Associação dos Pescadores das Pelônias na Ilha do Governador) e Délcio Fonseca (Associação de Pescadores Livres de Tubiacanga).

Foi um momento de grande vitória para os profissionais da pesca de Paquetá. Pescador organizado é mais respeitado, e a MORENA muito se orgulha de estar participando intensamente desse processo.

Vida longa à APEAPA!

Diretoria da MORENA

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *