AUMENTO DA PANDEMIA, EM PAQUETÁ, & CAMPANHA DE VACINAÇÃO
A diretoria da MORENA realizou uma reunião com a direção da Unidade de Saúde Integrada, Manoel Arthur Villaboim (UISMAV), nesta tarde (18/01) para obter informações sobre o agravamento da pandemia do covid-19 na ilha e os preparativos para a campanha de vacinação. Participaram 4 membros da direção da nossa associação e duas representantes da direção da UISMAV (Marina Braga, Gerente da Estratégia de Saúde da Família, e Gisele Rocha, Diretora de Vigilância).
Quanto ao cenário da pandemia na ilha, o gráfico acima ilustra a situação. Estamos com um forte aumento do número de casos confirmados para covid e número de óbitos, desde novembro, especialmente. Segundo a direção da UISMAV, dois fatores concorrem para esse agravamento: 1. a aglomeração nas barcas, em geral, com ênfase nos horários de pico; 2. o relaxamento do distanciamento social por parte de moradores, acentuadamente os mais jovens.
A diretoria da MORENA já iniciou o planejamento de uma campanha de informação e mobilização para redução desses índices da pandemia em Paquetá.
Somos o segundo bairro com a maior população proporcional de idosos, dentre os mais de 160 bairros do Rio. Isso fica tristemente confirmado quando vemos que todos os 8 óbitos por covid já ocorridos na ilha vitimaram moradores idosos em diversas faixas etárias (veja o gráfico abaixo).
CAMPANHA DE VACINAÇÃO EM PAQUETÁ
A direção da UISMAV informou que está inteiramente programada e preparada para dar início à campanha de vacinação na Ilha de Paquetá. Desde a busca da vacina, no continente, até a questão operacional da vacinação, propriamente:
- Toda a campanha será informatizada, com base nos cadastros da UISMAV;
- Para ser vacinado é INDISPENSÁVEL a apresentação do CPF;
- A vacinação ocorrerá na Praça Bom Jesus do Monte, em frente ao Villaboim;
- As datas e grupos da população serão avisados via redes sociais, com ampla e prévia divulgação;
- A população não precisa, nem deve, procurar o nosso hospital para não se expor e aos demais;
- O primeiro lote de vacinas disponível será destinado aos profissionais de saúde.
LOTES DE VACINA
A compra e distribuição das vacinas é da competência do governo federal. Ao governo do Estado do Rio de Janeiro é atribuída a competência de distribuir os lotes aos municípios, quando os receber. As prefeituras são responsáveis pela vacinação, propriamente, em toda a população.
Enquanto escrevemos esse comunicado, a imprensa divulgou que houve atraso na chegada do primeiro lote de vacinas para todo o Estado do Rio de Janeiro, previsto para hoje, às 13h, no Galeão. O governo federal não disponibilizou uma aeronave da FAB, conforme esperado. A UISMAV não tem informação sobre datas de chegada e quantidade dos lotes de vacina para Paquetá.
*Diretoria da MORENA*
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!