CEDAE DIZ QUE ABASTECIMENTO DEPENDE DE CHUVA E SÓ COMEÇA A VOLTAR AO NORMAL A PARTIR DO PRÓXIMO SÁBADO (07/08)

CEDAE DIZ QUE ABASTECIMENTO DEPENDE DE CHUVA E SÓ COMEÇA A VOLTAR AO NORMAL A PARTIR DO PRÓXIMO SÁBADO (07/08)
 
Segundo a supervisora da CEDAE de Paquetá, Isabel Cristina, o fornecimento de água só começará a voltar ao normal a partir do próximo sábado. De acordo com a supervisora, a falta de chuvas e o baixo nível do reservatório de Laranjal (que abastece Paquetá), é a principal razão do cenário atual. Portanto, o retorno total à normalidade também dependerá do regime de chuvas na cabeceira dos rios Guapiaçu e Macacu. Também houve suspeita de detecção de vazamento da tubulação subaquática que traz a água para Paquetá, conforme a supervisora.
 
Providências em andamento, conforme a CEDAE de Paquetá:
 
• Recuperação de equipamentos responsáveis por sugar a água do reservatório e enviá-la para nossa ilha (por meio de tubulação subaquática) e que foram danificados por operarem com níveis baixos de água armazenada (já concluída);
• Reparos e vistoria de toda a tubulação subaquática, por meio de mergulhadores, para que não haja perda de água (quando retomado o fluxo normal) nem mistura de água clorada com água do mar. (conclusão prevista para a próxima sexta e reinício do fluxo previsto para sábado).
 
No momento, as 4 elevatórias da CEDAE que distribuem a água por todas as ruas da ilha estão funcionando alternadamente, uma de cada vez. Nesse contexto, somente o hospital está com o abastecimento inteiramente normal. No sábado, todas as elevatórias reiniciarão suas atividades, simultaneamente, também de acordo com a CEDAE de Paquetá.
 
Importante: ao contrário do senso comum, as obras de saneamento básico que estão sendo realizadas pela empresa ENIMONT, em vários pontos de Paquetá, não tem nenhuma relação com as atuais dificuldades quanto ao fluxo de água. Essa informação foi obtida pela MORENA junto ao próprio encarregado da empresa, e confirmada com a direção da CEDAE.
 
POSIÇÃO DA MORENA
 
O abastecimento de água para Paquetá sempre foi negligenciado pelos poderes públicos, desde várias décadas. É histórica a falta de investimentos públicos que assegurem o fornecimento de água para nossa ilha, independentemente de maior ou menor índice de chuvas. É inaceitável que um direito tão básico dos moradores esteja submetido às eventualidades do regime de chuvas.
 
A MORENA está em contato com a Defensoria Pública do Estado do RJ para avaliação de medidas judiciais em favor dos moradores. Seguiremos acompanhando as providências e divulgaremos novo comunicado mediante qualquer nova informação relevante.
 
Diretoria da MORENA

 

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *