O CENSO 2022 INTERESSA À PAQUETÁ E AO BRASIL
No próximo dia 1º de agosto vão começar, aqui em Paquetá, as visitas domiciliares do IBGE para a realização do CENSO 2022. Na verdade, vão começar em todo o Brasil, ao mesmo tempo. É uma operação gigantesca que interessa a todos os brasileiros. Por isso, a MORENA recomenda aos moradores que recebam o IBGE de braços abertos, tal qual já fizemos, no ano passado, por ocasião do teste realizado aqui na ilha – que por sinal representou uma grande divulgação de Paquetá para todo o Brasil.
Interessa a todos porque todas as políticas públicas – de saúde, educação, transportes, moradia, e todo o resto – de todo e qualquer governo – municipal, estadual ou federal – são baseadas nas informações coletadas pelo Censo Nacional. Governantes que honrem seus mandatos têm de elaborar suas ações com base nos dados censitários.
Os censos nacionais são realizados a cada 10 anos. É ele que diz quantos somos, onde e como vivemos. As entrevistas domiciliares são realizadas pelos recenseadores do IBGE. Eles vão estar, obrigatoriamente, de colete, crachá de identificação e boné.
As entrevistas podem ser respondidas por pessoas com idade a partir de 12 anos e acontecerão da seguinte forma: o entrevistado vai definir, primeiramente, quem é o responsável pelo domicílio. Depois serão feitas perguntas sobre quantas pessoas moram no domicílio, a cor, o sexo, nome, idade. Quantos cômodos há no domicílio, quantos banheiros, máquina de lavar, acesso a internet, escolaridade, renda, dentre outras. Em geral, as entrevistas levam de 5 a 20 minutos.
O IBGE não serve a governos, serve ao Brasil. Vamos receber o IBGE de braços abertos, em Paquetá!
Diretoria da MORENA
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!