COMBATE À DENGUE, EM PAQUETÁ, VAI TER OS “MOSQUITOS DO BEM” A PARTIR DE AMANHÃ!
A partir de amanhã (04/04), Paquetá vai contar com o método Wolbachia de combate à dengue, por meio de equipe especializada da FIOCRUZ e World Mosquito Program (WMP).
A direção de nossa Unidade de Saúde Integrada Manoel Arthur Villaboim (UISMAV) convocou uma reunião para amanhã (04/04), às 10h, no auditório do hospital, aberta a todos os moradores que quiserem conhecer como será aplicada mais essa ferramenta de combate à epidemia de dengue.
O método consiste na introdução do microorganismo Wolbachia em mosquitos Aedes Aegypti que assim ficam com capacidade muito reduzida de inserir o vírus da dengue na população. Serão realizadas várias ‘liberações’ dos chamados “Wolbitos, os mosquitos do bem,” em Paquetá, exatamente nas áreas de maior incidência de casos de dengue em nossa ilha.
O método Wolbachia começou a ser adotado no município de Niterói, em 2015. A partir de 2023, todos os bairros da cidade foram beneficiados. Em fevereiro de 2024, enquanto o município do Rio aparecia “em vermelho” nos índices da atual epidemia, Niterói se encontrava apenas em estágio de atenção. A incidência era de 3,9 mil casos por cem mil habitantes, no Rio de Janeiro. Em Niterói, somente 0,8 por cem mil habitantes.
A MORENA agradece os esforços da FIOCRUZ e UISMAV para beneficiar, “em primeira mão” aos paquetaenses com o novo método de combate à dengue. Assim como ocorreu à época da PAQUETÁ VACINADA, nossa população vai acolher com carinho a chegada dessa política pública de saúde.
Todo mundo contra a dengue!
Participe da reunião, amanhã, às 10h, no hospital!
Diretoria da MORENA
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!