Documentos Históricos
Fotos do início da associação
As fotos das lutas e conquistas da MORENA, de décadas atrás, refletem momentos importantes na vida dos paquetaenses. Além do registro das primeiras manifestações e da conquista da primeira sede, o acervo de fotos antigas mostra também a presença da associação nas festas de São Roque, procissões de São Pedro e nos plantios comunitários. São sobretudo imagens da união de moradores que, ao longo de 40 anos, contribuíram para escrever a história de seu bairro.
Fichas de cadastro dos associados
Um dos tesouros mais preciosos do acervo da MORENA está guardado em 7 catálogos antigos, onde cerca de 2000 fichas de associados estão arquivados. São registros que desenham um perfil relevante da população da ilha ao longo dos anos, com informações que vão desde nome, endereço e profissão, até tipo sanguíneo e problemas de saúde do morador.
Os associados fundadores tem os nomes destacados em vermelho nas fichas, e conta-se que havia até disputa para se ocupar os primeiros números de matrícula. Na imagem abaixo, o nome do fundador e primeiro presidente da MORENA, Paulo Barbagli, inaugura o número 001 do cadastro de associados. O número 002 coube ao também fundador e 2º presidente Jorge Pires Ferreira que, ao lado de Flora Marques – a jovem na carteirinha –, teve presença marcante durante os primeiros 10 anos da entidade.
Documento sobre a fundação da MORENA
Um dos primeiros registros encontrados sobre a data de fundação da MORENA – 11 de novembro de 1981 – aparece em um documento escrito pelo ex-presidente Jorge Pires, em 1999, quando a associação participa de um evento comemorativo dos 500 anos do descobrimento. Além de contar a história da fundação, o texto fala também da publicação do nº 35 do Informativo MORENA, cita o trabalho do Conselho Gestor e festeja a construção da sede da Associação de Moradores de Paquetá, recém inaugurada na Praia dos Tamoios. Diz ainda que, depois da inauguração da sede, o número de associados chegou a 1800 moradores.
Atas extraviadas: ajude nessa busca!
A partir dessa indicação da data de fundação, a equipe de pesquisa partiu em busca das primeiras atas da MORENA nos livros históricos da associação. A descoberta desconcertante foi que justamente as Atas dos primeiros anos não estavam lá, nem em nenhuma das caixas e pastas do acervo. A explicação para o mistério foi encontrada no termo de Abertura do Livro de Ocorrências:
“Aos vinte e dois dias de março de 2005, foram retiradas desse livro as folhas numeradas de 1 a 13, referentes às Atas de Assembleias de 1982 a 1986, as quais foram encadernadas e arquivadas para fins históricos.”
O primeiro Estatuto
Datado de 19 de julho de 1982, o estatuto original da MORENA foi registrado no Cartório do Registro Civil das Pessoas Jurídicas sob o nº 69212. No lugar do Conselho Gestor, ainda existia a figura do Conselho de Representantes – formado por um representante de cada rua do bairro que, para serem eleitos, só precisavam ser maiores de 14 anos. Outubro era o mês fixado para as eleições – tanto da diretoria quanto dos conselheiros –, e o mandato era de apenas 1 ano. Os títulos de Associados e de Amigos da Ilha eram conferidos pela Diretoria, com aprovação em Assembleia Geral.
Navegue pelo site para conhecer um pouco mais sobre a história da MORENA!
E ATENÇÃO: se você tiver fotos ou documentos que ajudem a ilustrar a trajetória da associação, procure a equipe do Projeto Memória Morena para dividir essa história com todos.