Luta da Creche
CRECHE EM PAQUETÁ: VITÓRIA MOBILIZA PARA NOVAS CONQUISTAS
Desde 2018, Paquetá passou a contar – pela primeira vez – com vagas de creche pública para crianças a partir de 1 ano de idade. Uma importantíssima vitória da mobilização da comunidade rumo à conquista de um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) em nossa ilha.
Atualmente, cerca de 47 paquetaenses mirins integram as turmas do berçário e Maternal I, na Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo (EMJMM).
Além da importância dos benefícios pedagógicos e neurológicos que a vivência nas creches oferece ao desenvolvimento das crianças, a creche representa uma melhoria da qualidade de vida de toda a família. Ao ser uma alternativa para o cuidado dos filhos, a oferta de vagas em creches públicas influencia de forma significativa o ingresso da mulher no mercado de trabalho formal ou informal, gerando aumento da renda familiar.
Mas foi preciso muita luta pra chegar até aqui. E não vamos parar até conquistarmos um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI) completo.
Um pouco de história
Desde março de 2016, a iniciativa de um grupo denominado Roda Materna foi encampada pela MORENA. Para demonstrar aos poderes públicos a necessidade da oferta de creche aos nossos paquetaenses mirins, foi realizado um levantamento junto aos moradores (abril de 2017) que revelou a existência de 125 bebês de 0 a 2 anos. Essa atualização do número de crianças da ilha foi baseada em comprovação documental: cópia das certidões de nascimento e comprovantes de residência de todas as crianças menores de 3 anos. O levantamento também contou com a colaboração da nossa Unidade Integrada de Saúde Manoel Arthur Villaboim (UISMAV) que emitiu documento comprobatório do número de gestantes cadastradas pela Estratégia Saúde da Família: 26 gestantes.
Munida com os resultados do levantamento a MORENA procurou o Conselho Tutelar e protocolou toda essa documentação junto à 1ª Coordenadoria Regional de Educação (1ª CRE) que abrange a Ilha de Paquetá.
A MORENA também procurou dialogar com o Preventório Rainha Dona Amélia, vinculado à Fundação Ataulpho de Paiva, que oferece vagas de creche aos paquetaenses mirins a partir de 2 anos, em nossa ilha. A coordenadora deste trabalho filantrópico cujo foco é a assistência social – Irmã Antônia – explicitou para nossa associação as dificuldades e os impedimentos para a inclusão de crianças de 0 a 1 ano por meio da criação de um berçário.
A estratégia da MORENA, em conjunto com a Roda Materna, passou a ser, então, canalizar esforços junto à Secretaria Municipal de Educação para fazer valer o direito à creche em nossa ilha, considerando as especificidades locais e a demanda comprovada pelo levantamento realizado junto aos moradores.
Com esse objetivo, em 19 de maio de 2017, a MORENA levou a reivindicação da comunidade à Audiência Pública da Comissão Permanente de Educação da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro, com foco na Educação Infantil e seu Financiamento.
A mobilização da comunidade cresceu e foi criada a campanha #Quero EDI em Paquetá. O vídeo produzido pela Roda Materna e pela MORENA, com colaboração do Ponto de Cultura Fazendo a Diferença em Paquetá, foi exibido na plenária da Câmara dos Vereadores (https://www.youtube.com/watch?v=7TZ2RSkG1Ak).
O crescimento da união e mobilização dos paquetaenses conquistou a convocação de uma Audiência Pública – a ser realizada em solo paquetaense – pela Comissão Permanente de Educação da Câmara de Vereadores. Assim, em 19 de outubro de 2017, no auditório da Escola Municipal Joaquim Manuel de Macedo, a população foi ouvida e cobrou das autoridades o atendimento à reivindicação de um Espaço de Desenvolvimento Infantil (EDI), em Paquetá, a ser previsto no orçamento da secretaria municipal do Rio de Janeiro para o ano seguinte.
A Audiência Pública não poderia ter sido mais concorrida. Estiveram presentes os vereadores Paulo Messina, Rogério Rocal, Tarcísio Motta e Renato Cinco. A coordenadora da 1a CRE Fátima Suely também compareceu, assim como a diretora da E.M. Joaquim Manuel de Macedo Rose Mary da Costa Ermida, a coordenadora da Creche Comunitária Preventório Rainha Dona Amelia Antônia Alves Fernandes, o Administrador Regional da ilha Ivo dos Santos Filho e representantes da MORENA e da Roda Materna.
O resultado veio em dezembro: já no ano seguinte (2018), seriam abertas turmas de Berçário e Maternal I – para crianças entre 1 e 3 anos – pela primeira vez em Paquetá. O anúncio fez parte do compromisso firmado entre a Coordenadora da 1ª. CRE e representantes da MORENA e Roda Materna. Era o início do projeto de ampliação da Educação Infantil em nossa ilha.
A luta pelo EDI continua
Em meados de 2019, a equipe da 1a CRE esteve novamente em nossa ilha para apresentar dois projetos à comunidade escolar: o projeto executivo da obra de ampliação da Educação Infantil e o projeto de restauração do prédio da Escola Municipal Pedro Bruno (interditado pela Defesa Civil há três anos) para tornar-se uma Unidade de Extensão em Artes. Ambos os projetos elaborados pela SME estão prontos para serem executados: só dependem de aprovação orçamentária pela prefeitura. E da continuidade da nossa união e luta, é claro.