Diretorias e Mandatos
De 1981 até 2020 a MORENA teve 25 mandatos. Inicialmente, cada diretoria permanecia por apenas 1 ano. A partir de 1996, os mandatos passaram a ter a duração de 2 anos, como ainda é hoje em dia. Ao longo de 4 décadas, quase uma centena de moradores (91) ocuparam cargos nas diretorias e dedicaram parte de suas vidas para manter a entidade ativa e atuante.
Cada uma dessas gestões escreveu parte da história da MORENA e são todas dignas do reconhecimento da comunidade paquetaense. Algumas ficaram por mais tempo, se reelegendo e formando sucessores. Outras, por motivos diversos, não chegaram a cumprir o mandato até o final. Houve renúncias, substituições e até mesmo destituição. Houve curtos períodos de vacância, nos quais a ilha ficou temporariamente sem a sua representação institucional.
Para conhecer as diretorias e mandatos da MORENA, clique no arquivo abaixo, elaborado com base nos documentos disponíveis. Caso você tenha acesso a documentos e informações relativas à nossa história nessas 4 décadas, o projeto Memória Morena agradece!
1 | Eleição: 11.11.1981
- Presidente: Paulo Barbagli
- Vice-presidente: Jorge Pires
- 1º Secretário: não consta
- 2º Secretário: não consta
- 1º Tesoureiro: não consta
- 2º Tesoureiro: não consta
Observações: Em 11 de novembro de 1981, os moradores Paulo Barbagli e Jorge Pires Ferreira realizam reunião no Salão Paroquial da Igreja Bom Jesus do Monte e fundam a MORENA – Associação de Moradores de Paquetá, com a presença de mais 21 moradores, entre eles: Padre Julius Wolfgang Kremer, Antônio Marcos da Silva Souza, Lígia da Cunha, Álvaro Pedro Cardoso Ávila, Geraldo Salvador de Araújo, Edir Tourinho Pinto Guedes e Valéria Maia Leite. Esta primeira diretoria provisória cria o Estatuto da Morena, em 19.07.1982.
2 | Eleição: 10.1982
(data provável)
- Presidente: Paulo Barbagli
- Vice-presidente: José Gallego
- 1º Secretário: não consta
- 2º Secretário: não consta
- 1ª Tesoureira: Valéria Maia Leite
- 2º Tesoureiro: Vicente Beneditto
Observações: Esta diretoria é citada em ata de reunião realizada em 20.02.1983. Nos documentos a que tivemos acesso, não constam informações referentes à eleição nem a data de início do mandato.
3 | Eleição: 26.02.1986
- Presidente: José Borges Gallego Soares
- Vice-presidente: Lígia da Cunha
- 1º Secretário: Geraldo Salvador de Araújo
- 2º Secretário: Lisarb César de Carvalho
- 1º Tesoureiro: Padre Julius Wolgang Kremer
- 2º Tesoureiro: José Carlos da Luz
4 | Eleição: 11.10.1986
- Presidente: José Borges Gallego Soares
- Vice-presidente: Ligia da Cunha
- 1º Secretário: Lisarb César de Carvalho
- 2º Secretário: Wilson Nunes de Almeida
- 1º Tesoureiro: Padre Julius Wolgang Kremer
- 2º Tesoureiro: Iran Mendes dos Santos
5 | Eleição: 24.10.1987
- Presidente: José Borges Gallego Soares
- Vice-presidente: Ligia da Cunha
- 1º Secretário: Júlio Nelson Teté da Silva
- 2º Secretário: Mário Calasso
- 1º Tesoureiro: Lisarb César de Carvalho
- 2ª Tesoureira: Janet Assá Gallego Soares
Renúncias | Substituições:
- O 1º Secretário, Júlio Nelson Teté, da Silva renuncia em 07.05.1988.
- O 2º Secretário, Mário Calasso, passa a ocupar o cargo de 1º Secretário.
- O cargo de 2º Secretário permanece vago.
Observações: Como não houve chapa inscrita em 1989, a permanência desta diretoria até a próxima eleição é aprovado em assembleia.
6 | Eleição: 17.11.1990
- Presidente: Cauby Ferreira de Souza
- Vice-presidente: João Raimundo Zacarias da Silva
- 1ª Secretária: Ligia Maria Pagliuca
- 2º Secretário: Rogério Lopes Ferreira
- 1º Tesoureiro: Marco Aurélio de Carvalho Evans
- 2ª Tesoureira: Sônia Maria Ribeiro Medeiros
7 | Eleição: 31.10.1991
- Presidente: Jorge Amin Haidamus
- Vice-presidente: Pedro Paulo Esteves de Oliveira
- 1º Secretário: Mário Calasso
- 2ª Secretária: Vera Lúcia de Oliveira da Silva
- 1º Tesoureiro: Amaury Dourado da Costa
- 2ª Tesoureira: Sônia Maria Ribeiro Medeiros
8 | Eleição: 15.10.1993
- Presidente: Jorge Pires Ferreira
- Vice-presidente: Roque Fernandes da Costa
- 1ª Secretária: Flora Maria Marques Henriques
- 2º Secretário: Mário Galasso
- 1º Tesoureiro: Marcos Freitas de Azevedo
- 2º Tesoureiro: Ary de Abreu Ferreira
9 | Eleição: 29.10.1994
- Presidente: Jorge Pires Ferreira
- Vice-presidente: Roque Fernandes da Costa
- 1ª Secretária: Flora Maria Marques Henriques
- 2ª Secretária: Eunice Azevedo Brandão
- 1º Tesoureiro: Marcos Freitas Azevedo
- 2º Tesoureiro: Ary de Abreu Ferreira
10 | Eleição: 15.10.1995
- Presidente: Flora Maria Marques Henriques
- Vice-presidente: Jorge Pires Ferreira
- 1ª Secretária: Eunice de Azevedo Brandão
- 2ª Secretária: Dilza Maria Vieira Batista
- 1º Tesoureiro: Marcos Freitas Azevedo
- 2ª Tesoureira: Clea Guimarães Barros
11 | Eleição: 15.12.1996
- Presidente: Jorge Pires Ferreira
- Vice-presidente: Flora Maria Marques Henriques
- 1ª Secretária: Denise Fernandes Gomes
- 2º Secretário: Jackques Ary Azicoff
- 1º Tesoureiro: Marcos Freitas Azevedo
- 2ª Tesoureira: Eunice de Azevedo Brandão
- Diretor Social e Esportivo: Jair Leal
Conselho de Representantes:
- Jorge Borges Gallego Soares
- Domingos Madeira Neto
- Marcelo Parente Henriques
- Ivan de Andrade Bispo (suplente)
- Luiz Antônio Penetra da Roza (suplente)
12 | Eleição: 19.12.1998
- Presidente: Jorge Pires Ferreira
- Vice-presidente: Flora Maria Marques Henriques
- 1ª Secretária: Denise Fernandes Gomes
- 2º Secretário: Jackques Ary Azicoff
- 1º Tesoureiro: Marcos Freitas Azevedo
- 2ª Tesoureira: Eunice de Azevedo Brandão
- Diretor Social e Esportivo: Alfredo Braga Freire
Conselho de Representantes:
- Jorge Borges Gallego Soares
- Domingos Madeira Neto
- Marcelo Parente Henriques
- Ivan de Andrade Bispo (suplente)
- Luiz Antônio Penetra da Roza (suplente)
Observações: Não houve chapa inscrita. A reeleição da Diretoria foi aprovada em assembleia no dia 19.12.1998.
13 | Eleição: 03.03.2001
- Presidente: Jorge Pires Ferreira
- Vice-presidente: Flora Maria Marques Henriques
- 1ª Secretária: Denise Fernandes Gomes
- 2º Secretário: Jackques Ary Azicoff
- 1º Tesoureiro: Marcos Freitas Azevedo
- 2ª Tesoureira: Eunice de Azevedo Brandão
- Diretor Social e Esportivo: Alfredo Braga Freire
Observações: Não houve chapa inscrita. A reeleição da Diretoria foi aprovada em assembleia no dia 03.03.2001.
14 | Eleição: 22.12.2002
- Presidente: Jorge Augusto da Costa Gomes
- Vice-presidente: Ney Dantas
- 1º secretária: Ana Luiza Lima Gomes
- 2º Secretário: Hélio dos Santos
- 1º Tesoureiro: Marcos Freitas Azevedo
- 2º Tesoureiro: Marcelo Parente Henriques
- Diretor Social e Esportivo: Alfredo Braga Freire
Conselho de representantes:
- Maria Jorge Bacil da Silva
- Maria Teresa Dias Brame
- Vânia Barboza da Silva
- José Rodrigues do Nascimento Neto (suplente)
- Antônio Carlos da Silva (suplente)
Renúncias | Destituições | Substituições:
Em um documento único, não datado, renunciam: o 2º Secretário Hélio dos Santos, o 1º Tesoureiro Marcos Freitas Azevedo, o 2º Tesoureiro Marcelo Parente Henriques, o Diretor Social e Esportivo Alfredo Braga Freire e o Membro Suplente do Conselho de Representantes, Antônio Carlos da Silva. O Presidente Jorge Gomes é destituído em assembleia no dia 15 de maio de 2004, por irregularidades na gestão, e uma Junta Governativa é designada para assumir a associação com mandato de 1 ano.
15 | Eleição: 15.05.2004
- Junta Governativa
- André de Paula Ferreira
- Antônio Marcos da Silva Souza
- Domingos Madeira Netto
- Edson Silva Veiga
- Hélio dos Santos
- Luiz Antônio Fróes Cruz
- Neusa Lúcia de Miranda Mattos
- Ronaldo de Moraes Brilhante
- Vania Barbosa da Silva
Renúncias | Substituições
- Vânia Barbosa da Silva renuncia em 20.05.2004, sem substituto.
- Ronaldo de Moraes Brilhante renuncia em 13.06.2004, sem substituto.
- André de Paula Ferreira renuncia em 28.08.2004, sem substituto.
- Domingos Madeira Neto renuncia em 09.05.2005, sem substituto.
- Hélio dos Santos renuncia em 09.05.2005, sem substituto.
Observações: Como não foi possível fazer a eleição antes da atualização do Estatuto às novas leis, aprovou-se em Assembleia do dia 08 de janeiro de 2005 a ampliação do prazo de mandato da Junta Governativa, até que uma nova diretoria fosse eleita e empossada.
16 | Eleição: 15.05.2005
- Diretor Geral: Luiz Antônio Fróes Cruz
- Diretor Adjunto: Edson Silva Veiga
- Diretor Administrativo: Ubirajara Ferreira Zapponi
- Diretora de Finanças: Clara Maria Paiva Maciel Moreira
- Diretora de Comunicação: Maria Tereza do Amaral
Renúncias | Substituições:
- Diretor Adjunto Edson Veiga entrega carta de renúncia em 18.12.2005.
- Rubens Barbosa Gonçalves entra como substituto na mesma data.
- Diretor Administrativo Ubirajara Zapponi entrega carta de renúncia em 18.12.2005.
- Marileide Gomes do Nascimento entra como substituta na mesma data.
- Ouvidor geral Cyro Zucarino entrega carta de renúncia em 05.02.2006, sem substituto.
- Diretor Geral Luís Antônio Fróes entrega carta de renúncia em 07.02.2006.
Observações: Em 04.04.2006 Luís Antônio Fróes protocola inventário de documentos devolvidos. Em reunião no dia 11.02.2006, O Conselho Gestor indica a moradora Nadja Barbosa para substituir o Diretor Geral interinamente, em mandato tampão. Em Assembleia Geral no dia 05.03.2006, Nadja Barbosa assume como Diretora Geral em exercício.
17 | Eleição: 05.03.2006
- Diretora Geral (mandato tampão): Nadja Barbosa da Silva
- Diretora Adjunta: não consta
- Diretora Administrativa: Marileide Gomes do Nascimento
- Diretora de Comunicação: Maria Tereza do Amaral
- Diretora de Finanças: Clara Maria Paiva Maciel Moreira
18 | Eleição: 27.01.2007
- Diretora Geral: Mariaugusta Caio Salvador
- Diretora Adjunta: Katia Machado Pino
- Diretora Administrativa: Marileide Gomes do Nascimento
- Diretor de Finanças: Alberto do Lago Henrique Mafra
- Diretora de Comunicação: Fernanda Maria Nogueira Pena
- Diretor Social e Esportivo: Alfredo Braga Freire
Renúncias | Substituições:
- Diretora de Comunicação Fernanda Maria Nogueira entrega carta de renúncia em 01.04.2007.
- Diretora Geral Mariaugusta Caio Salvador entrega carta de renúncia em 10.04.2007.
- Diretora adjunta Katia Machado Pino entrega carta de renúncia em 10.04.2007.
- Diretor de finanças Alberto do Lago Henrique Mafra entrega carta de renúncia em 28.06.2007.
- Diretora administrativa Marileide Gomes do Nascimento entrega carta de renúncia em 28.07.2007.
Observações: A renúncia de toda a Diretoria eleita consta na ata da Assembleia Geral Extraordinária de 23.06.2007. Decide-se por uma nova eleição para complementar o mandato até 31 de janeiro de 2009.
19 | Eleição: 28.07.2007
- Diretor Geral: Júlio Marques Neto
- Diretor Adjunto: Ubirajara Ferreira Zapponi
- Diretora Administrativa: Cinthya Guimarães Tostes Malta
- Diretora de Finanças: Antonieta Shoca Silva
- Diretora de Comunicação: Marli Carloni
Renúncias | Substituições:
- Diretora de Finanças, Antonieta Shoca Silva, entrega carta de renúncia em 29.11.2007.
- Diretor Geral, Júlio Marques Neto, entrega carta de renúncia em 23.01.2008.
- Diretora Administrativa, Cinthya Guimarães Malta, põe o cargo à disposição em 31.05.2008.
- Ubirajara Zapponi assume o cargo de Diretor Geral em exercício em 23.01.2008. Todos os demais cargos, exceto a Diretoria de Comunicação, permanecem vagos. O mandato se estende por 7 meses além do tempo previsto, sem eleição e com vacância da maior parte dos cargos.
20 Eleição: 22.08.2009
- Diretor Geral: Ubirajara Ferreira Zapponi
- Diretora Adjunta: Neusa Lúcia de Miranda Matos
- Diretor Administrativo: André Borges H. Maia
- Diretora de Finanças: ngela Josefa de Almeida Guedes
- Diretora de Comunicação: Fernanda Maria Nogueira
- Diretora Jurídica: Regina Paixão Linhares
- Diretora Cultural: Elisabete Salgado Soares
Renúncias | Substituições:
Em assembleia convocada por Comissão de Apoio à Morena, realizada em 18.09.2010, no Clube Municipal, Ubirajara Zapponi entrega sua carta de renúncia, as chaves da sede e um termo que lista os documentos e bens da Associação. As atividades da entidade só são retomadas um ano depois, em 20.08.2011, com a criação de um Conselho Gestor que organiza uma assembleia, na qual uma Comissão Eleitoral é designada para convocar nova eleição.
21 | Eleição: 15.10.2012
- Diretor Geral: Edson Teixeira
- Diretor Adjunto: Pedro Aurélio Cerveira Cordeiro
- Diretor Administrativo: Marcelo Perez Grisoli
- Diretor de Finanças: Ademar de Souza Dias Júnior
- Diretor de Comunicação: Carlos Fernando Ribeiro Vieira
- Menos de 1 semestre | de 02.11.2011 (posse) até 28.07.2012 (renúncia do Diretor Geral)
Renúncias | Substituições:
- Diretor Administrativo, Marcelo Perez Grisoli, renuncia em 28.01.2012.
- Diretor de Finanças, Ademar de Souza Dias Júnior, entrega carta de renúncia em 25.02.2012.
- Diretor de Comunicação, Carlos Fernando Vieira, entrega carta de renúncia em 25.02.2012.
- Diretor Geral, Edson Teixeira, entrega carta de renúncia em 28.07.2012.
- O Conselho Gestor convoca e realiza Assembleia em 06.10.2012, para resolver a vacância de cargos. É aprovada a designação de novos diretores para completar o mandato.
22 | Eleição: 06.10.2012
- Diretor Geral: Sylvio José Oliveira
- Diretor Adjunto: Pedro Aurélio Cerveira Cordeiro
- Diretora Administrativa: Fátima Maria da Gama Vital
- Diretor de Finanças: Fábio José Borges
- Diretor de Comunicação: André Fábio Villas-Boas
23 | Eleição: 01.05.2014
- Diretor Geral: Sylvio Oliveira
- Diretora Adjunta: Regina Paixão Linhares
- Diretor Administrativo: Júlio Marques Neto
- Diretora de Finanças: Vilma Leocádio
- Diretor de Comunicação: Flávio Aniceto dos Santos
Falecimento | Substituições:
- Em 14 de setembro de 2014 morre o Diretor Geral Sylvio Oliveira.
- A diretora Adjunta Regina Linhares assume interinamente.
24 | Eleição: 22.10.2016
- Diretor Geral: Alfredo Braga Freire
- Diretor Adjunto: Leonardo Diniz do Couto
- Diretor Administrativo: Gildo Jorge Alves Soares
- Diretora de Finanças: Ialê Falleiros Braga
- Diretor de Comunicação: José Albernaz Elias Júnior
25 | Eleição: 20.01.2019
- Diretor Geral: Alfredo Braga Freire
- Diretora Adjunta: Conceição Campos
- Diretor Administrativo: Fernando Antônio de Lemos
- Diretora de Finanças: Ialê Falleiros Braga
- Diretor de Comunicação: Rodrigo Poça de Souza (Noel)
Renúncias | Substituições:
Diretor de Comunicação, Rodrigo Poça de Souza (Noel), entrega carta de renúncia em 20.03.2020. Com a pandemia da Covid19 e o início da quarentena, não é possível realizar a assembleia para oficialização da renúncia e escolha de substituto e o diretor permanece licenciado.