PAQUETÁ PRESENTE NA AUDIÊNCIA PÚBLICA DENUNCIA A FALTA DE TRANSPARÊNCIA DA SETRANS-RJ
Apesar das previsões de possíveis chuvas fortes na manhã de hoje (22) a Delegação de Paquetá contou com cerca de 30 moradores (ver fotos) e fez bonito na Audiência Pública promovida pela Secretaria Estadual de Transporte e Mobilidade Urbana (SETRANS-RJ) no auditório da COPPE/UFRJ, no Fundão: os paquetaenses denunciaram em alto e bom som a falta de transparência do governo quanto aos resultados da nova modelagem para a contratação de serviços de transporte aquaviários.
Os resultados do estudo da nova modelagem – elaborada pela equipe da UFRJ – só foram revelados após o início do evento, quando foi feita uma apresentação (ver arquivo anexo) pela equipe da COPPE aos participantes da Audiência Pública. Dessa forma, não foi possível um debate mais reflexivo e consistente como desejado por todos os usuários dos serviços de transporte aquaviário.
De maneira geral, o estudo apresentado confirmou o que há meses vinha sendo vazado para a imprensa, oficiosamente:
- reconhecimento de que o modelo de concessão é inviável economicamente e cabe ao Estado aportar recursos públicos ao sistema;
- o Estado deve retomar o controle do sistema de barcas (terminais, manutenção, investimentos, etc.) e licitar uma operadora que seria remunerada por milha navegada (e não mais com base na quantidade de passageiros);
- a linha Paquetá x Praça XV será mantida com os atuais horários, reconquistados após anos de luta;
A diretoria da MORENA recomenda a todos a leitura atenta do arquivo anexo (com a apresentação feita pela UFRJ na Audiência Pública). É o que pretendemos fazer, também, antes de pensar nos próximos passos de nossa luta para assegurar um transporte de barcas digno para a população de nossa ilha e demais usuários.
A diretoria da Morena parabeniza a todos que colaboraram para nossa presença na Audiência Pública, seja fazendo cartazes, contribuindo com o pagamento do ônibus, ou fazendo parte, diretamente, da Delegação de Paquetá.
A união sempre será nossa força.
Diretoria da MORENA
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!